Rua D. Afonso Henriques, em Águas Santas, cortada a partir da manhã de amanhã, segunda-feira, ao trânsito na zona de Brás Oleiro, devido à empreitada na ponte sobre a via férrea. Cinco linhas serão afetadas.
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O corte ao trânsito da Rua D. Afonso Henriques, na zona do Brás Oleiro, em Águas Santas, na Maia, vai obrigar a alterar o percurso de alguns autocarros a partir de hoje. De acordo com a STCP, os trabalhos vão afetar cinco linhas. São elas: a linha 701 (liga o Bolhão à Codiceira), a 702 (entre o Bolhão e Travagem), a 703 (desde a Cordoaria até Sonhos), a 704 (entre a Boavista e a Codiceira) e a 5M (liga a Avenida dos Aliados à estação de Ermesinde). No total, foram desativadas sete paragens e criado um percurso alternativo. Na origem da interrupção da estrada ao trânsito estão as obras na ponte do Brás Oleiro, cuja conclusão está apontada para daqui a 146 dias, ou seja, no final de fevereiro do próximo ano.
Segundo a STCP, a partir de hoje, em vez de percorrerem a Rua D. Afonso Henriques, os autocarros das cinco linhas passam a desviar a sua rota para a Rua da Restauração. Seguem, depois, pela Rua João Vieira até à Avenida D. António Ferreira Gomes, onde retomam o seu percurso habitual. Na volta, é feito o percurso inverso (ver infografia).
Tal como o JN noticiou, o corte da Rua D. Afonso Henriques estava previsto para quinta-feira da semana passada, mas foi adiado para hoje devido ao atraso na chegada dos "meios e equipamentos para a obra de demolição e reconstrução do viaduto sobre a via-férrea". A via serve de acesso ao Porto e serve concelhos como a Maia, Gondomar e Valongo.
Passagem de peões assegurada
Na origem da interrupção da estrada ao trânsito estão as obras na ponte do Brás Oleiro, em Águas Santas. A atual travessia, em mau estado, será demolida, procedendo-se à construção de uma nova e à requalificação da estrada naquele troço. As obras, que representam um investimento de quase 258 mil euros (mais IVA) deverão ficar prontas no final de fevereiro de 2023 .
"Irá ser alargada a faixa de rodagem composta por duas vias com sentidos opostos. Irão ser implantados dois novos passeios com dimensões condignas e devidamente protegidos com os exigíveis guarda-corpos de proteção à linha férrea", explicou a Câmara da Maia.
Segundo a informação disponível ontem nas redes sociais da Autarquia, no local, foram "colocadas as placas sinaléticas para o desvio de tráfego". A travessia de peões, garante a Autarquia, "ficará sempre salvaguardada na própria passagem em execução".
"O corte da via é fundamental para a execução de uma obra necessária, que num futuro próximo trará mais segurança e comodidade aos munícipes e utilizadores em geral", lê-se na página de Facebook da Câmara da Maia, na qual a Autarquia agradece ainda "a melhor compreensão dos utilizadores para os incómodos que os desvios possam causar.
Apesar de concordarem com os trabalhos, tal como o JN noticiou a 7 de outubro, moradores e utilizadores da estrada queixam-se da falta de informação por parte do Município quanto à empreitada e temem pela confusão que deverá instalar-se. "Uma viagem de dez minutos pode vir a demorar quase meia hora", referiu, na altura, um automobilista.