Naquele que foi o seu último discurso, num Feriado Municipal, como presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves aproveitou esta segunda-feira para fazer um balanço dos seus três mandatos.
Corpo do artigo
O autarca voltou a apontar críticas ao Partido Socialista, nomeadamente a Alberto Souto, que concorre de novo, este ano, à presidência do município pelo PS, após o ter liderado entre 1997 e 2005. Para Ribau, a gestão socialista foi responsável pela “péssima Câmara” que encontrou, quando tomou pela primeira vez posse, em 2013, ainda que Élio Maia – eleito, tal como Ribau Esteves, por uma maioria PSD-CDS – tenha presidido ao município nos oito anos anteriores (entre 2005 e 2013).
Ao fazer um resumo dos seus 12 anos de liderança, o autarca frisou que “apenas seis foram de plena capacidade de trabalho com os recursos otimizados”. “Nos outros seis anos, tivemos os primeiros quatro para tratar das graves patologias da Câmara, consequência da má gestão do Partido Socialista”, explicou, na sessão solene, à qual Alberto Souto assistiu.
Garantindo que vai “continuar a trabalhar”, até “ao último dia do mandato autárquico”, Ribau Esteves assegurou que deixa a autarquia “com muito boas contas e muito boa gestão”. “Entregarei ao meu sucessor um cuidado dossiê de transição e uma Câmara muito boa, bem diferente da péssima Câmara que recebi”, frisou.
Ainda que não seja candidato às eleições autárquicas deste ano, uma vez que atingiu o limite de mandatos, Ribau Esteves aproveitou a sessão solene para tecer comentários à conduta dos candidatos à liderança da Câmara – nos quais se incluem os irmãos Luís Souto, que vai concorrer pela coligação PSD-CDS-PPM, e Alberto Souto, pelo PS. Sem esclarecer a quem se referia, o presidente da autarquia afirmou que tem observado “com tranquila firmeza os que querem começar a mandar no rumo da Câmara de Aveiro antes do ato eleitoral autárquico, os que assumem a errada presunção de que substituem a decisão dos cidadãos e que têm poder antes de dele tomarem posse”.
Homenagem a Girão Pereira
Um dos pontos altos do programa comemorativo do Feriado Municipal de Aveiro, que se celebra esta segunda-feira, acontece ao final da tarde, pelas 19 horas, com a inauguração do busto de homenagem a Girão Pereira – que geriu o município entre 1977 e 1994 –, colocado nas imediações da nova rotunda, entre a Rua de Viseu e a Rua do Senhor dos Milagres.
Na mesma cerimónia, será também inaugurado um Monumento ao Poder Local/ Associação Nacional de Municípios Portugueses e, ainda, a obra de qualificação da Rua de Viseu e da Rua do Senhor dos Milagres, que representou um investimento de 1,5 milhões de euros, integrado na segunda fase de requalificação da envolvente ao túnel de acesso à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.