Ricardo Araújo é o novo presidente da Câmara de Guimarães: a coligação PSD/CDS-PP elegeu seis vereadores, contra quatro do Partido Socialista (PS).
Corpo do artigo
Uma vitória histórica, num concelho que era governado pelo PS há 36 anos. Face a um resultado do Chega inferior ao que era esperado, tudo indica que a Direita terá concentrado votos no candidato da coligação Juntos Por Guimarães.
Inverteu-se a festa no Largo do Toural, local das sedes do PSD e do PS: 36 anos depois, Ricardo Araújo levou a comemoração para o lado dos sociais-democratas, com 45,33% dos votos vimaranenses. O PS, que no mandato que agora termina tinha a presidência da Câmara com a maioria, ficou pelos quatro. Ricardo Costa, um ex-vereador dispensado pelo presidente cessante, Domingos Bragança, apostara em promessas como o metro de superfície ou a ligação ferroviária a Braga, que não convenceram os eleitores.
Voto útil
O Chega elegeu um vereador, Nuno Vaz Monteiro, com 8117 votos, bastante menos do que o resultado que o partido obteve nas últimas eleições legislativas (20,30%). A concentração do voto de Direita na coligação Juntos por Guimarães terá ajudado a eleger Ricardo Araújo. Nas primeiras palavras depois da contagem dos votos, o novo edil prometeu "ser o presidente de todos os vimaranenses e para todos os vimaranenses".