O ex-vererador e atual deputado à Assembleia da República, Ricardo Costa, foi, este sábado, eleito para um segundo mandato à frente da concelhia do Partido Socialista de Guimarães.
Corpo do artigo
Esta estrutura será responsável pela indicação do candidato às eleições autárquicas do próximo ano, numa altura em que o atual presidente, Domingos Bragança, completa o seu terceiro mandato e, portanto, já não poderá recandidatar-se.
A lista A, de Ricardo Costa, derrotou a lista C, de Paulo Lopes Silva, vista como próxima do atual presidente, por 169 votos. Ricardo Costa arrecadou 1492 votos, contra 1323 de Paulo Lopes Silva (atual vereador da Cultura,Modernização Administrativa e Qualidade, Sistemas Inteligentes e de Informação, Atendimento ao Público, Recursos Humanos e Turismo) e 178 de Vítor Oliveira (antigo chefe de gabinete de Domingos Bragança). Relativamente a mandatos para a Comissão Política Concelhia, Ricardo Costa garantiu 31, Paulo Lopes Silva, 27 e Vítor Oliveira, três. Votaram nestas eleições 2958 militantes socialistas dos 3795 que estão inscritos.
Ricardo Costa é licenciado em Gestão e tem uma pós-graduação em Economia e Finanças, foi funcionário do BPI e vereador com responsabilidade do pelouro económico, nos dois primeiros mandatos de Domingos Bragança (2013-2017 e 2017-2021), mas deixou de fazer parte das escolhas do atual presidente no último mandato, pela mesma altura em que se começou a prefigurar como uma alternativa na sucessão. O novo líder dos socialistas vimaranenses foi eleito como deputado à AR, em quarto lugar na lista dos socialistas pelo círculo de Braga, nas últimas eleições legislativas.
Quer suceder a Domingos Bragança, em 2025
“Reitero a minha disponibilidade para ser o candidato do Partido Socialista a presidente da Câmara Municipal de Guimarães, cuja ratificação resultará da Comissão Política Concelhia agora eleita”, afirmou Ricardo Costa, depois de conhecidos os resultados das eleições. O atual presidente da Câmara, Domingos Bragança atingiu o limite de três mandatos e não poderá recandidatar-se em 2025, altura em que os socialistas contabilizarão 34 anos consecutivos no poder em Guimarães.
Na eleição para a estrutura das Mulheres Socialistas, a candidata apoiada por Paulo Lopes Silva, lista C, Adelaide Silva (705 votos) bateu Zara Pontes (672 votos) que tinha o apoio de Ricardo Costa.