Rio Ferreira junta amantes da natureza e praticantes de caiaque, caminhadas e escaladas
Fim de semana de pura adrenalina e diversão na natureza. É o que promete a 2.ª edição do Juntos pelo Rio Ferreira, que conta este ano com o apoio da Câmara de Gondomar e com mais de uma centena de participantes.
Corpo do artigo
"Divulgar o enorme potencial do rio Ferreira" continua a ser o mote da iniciativa, que decorre estes sábado e domingo, em Gondomar, e que segundo Marco Martins, da organização (não o autarca), oferece experiências de caiaque, caminhada e escalada. "São dois dias de festa", sublinhou. As inscrições estão já esgotadas, mas o convite é dirigido à população local e aos amantes da natureza para que apareçam e se juntem "à festa".
Neste sábado, o ponto de encontro está marcado para as 9 horas na ponte de Belói, na Rua de Pedrogo, em S. Pedro da Cova. Mal estejam registadas todas as inscrições, as atividades arrancam.
A descida do rio vai contar com 42 participantes, enquanto as caminhadas (a "moderada", de cinco quilómetros, e a "moderada fácil", de cinco) pelos trilhos pedestres do Parque das Serras do Porto terão cerca de 60.
Marco Martins destacou o facto da organização contar este ano "com o apoio de meios logísticos por parte da Câmara de Gondomar", nomeadamente na cedência da piscina de Medas", onde acontecerão treinos de esquimotagem (manobra que o canoísta faz, sem sair do caiaque, para recuperar a posição normal de flutuação depois de a embarcação ter virado) e batismos de caiaque.
O evento contará também com o apoio da Escola de Montanha, que organizará escaladas desportivas: no sábado, às 10 horas, na Fraga Lisa, um dos corredores ecológicos das Serras do Porto, destinada a escaladores experientes e autónomos; e no domingo, à mesma hora, o batismo de escalada acontecerá na Fraga do Teto, destinada a quem quiser experimentar.
O organizador descansou os potenciais receosos da descida do rio: "É um percurso super divertido, seguro e que está com um nível de água muito bom".
Na edição do ano passado, um dos grandes objetivos foi a limpeza das margens do rio Ferreira, tendo sido retirados 50 sacos de lixo carregados com plásticos e outros resíduos urbanos.