Água colorida e com cheiro a esgoto esta semana em Famalicão. Câmara justifica com “obstrução” numa rua.
Corpo do artigo
As águas do rio Pelhe, na zona do Parque da Devesa, em Famalicão, fizeram esta semana o seu curso com uma cor esbranquiçada e com cheiro “a esgoto”. A Câmara assume que uma “obstrução” no saneamento numa das ruas terá provocado a situação, que foi, diz, resolvida no próprio dia, ou seja, na passada terça-feira.
Contudo, segundo alguns testemunhos, durante a passada quarta e quinta-feira o mau cheiro ainda se sentia e a água estava branca em algumas zonas.
“O cheiro é mau, parece a esgoto”, diz Paulo Silva, que frequenta o parque várias vezes por semana. “Tenho vindo passear e vejo que a água esteve assim desde o fim de semana”, aponta.
Segundo a autarquia, o “episódio” ficou a dever-se a uma “obstrução na rede de saneamento detetada na rua Ana Plácido”. “Os serviços municipais regularizaram a situação no próprio dia, terça-feira”, acrescenta, alertando para a “importância de boas práticas na utilização da rede” para prevenir entupimentos.
Paulo Silva refere que por vezes o curso de água sofre descargas poluentes cuja origem desconhece, fazendo com que a água surja avermelhada ou esbranquiçada. “É uma pena porque é um rio cheio de vida e onde a biodiversidade é óbvia”, acrescentando que vai sempre reportando as situações à Câmara e GNR. O popular lamenta que o rio ora esteja “limpo” ora esteja “poluído”, causado danos na natureza. “Todo o ecossistema é afetado e leva tempo a recuperar”, lembra.
O rio Pelhe nasce no concelho de Famalicão, atravessa o Parque da Devesa, e vai desaguar no rio Ave.