Fernando Pimenta tenta conquistar o 17.º título consecutivo em K1. Fim de semana conta com mais de 30 provas e 1000 atletas inscritos.
Corpo do artigo
Mirandela acolhe no fim de semana, pelo quinto ano consecutivo, o campeonato nacional de fundo de canoagem, que vai contar com cerca de mil atletas, em representação de meia centena de clubes oriundos de todo o país, adianta, em comunicado, o Município de Mirandela. Em cooperação com a Federação Portuguesa da modalidade e o apoio do Clube Fluvial de Mirandela, a Câmara organiza a competição no espelho de água do rio Tua, no coração da cidade nordestina.
À semelhança das edições anteriores, a competição contará com mais de 30 categorias em disputa, abrangendo 12 escalões masculinos e femininos, incluindo a participação de atletas do projeto olímpico e paralímpico, com destaque para Fernando Pimenta, o atual campeão nacional (K1), o atleta com mais títulos nacionais de sempre nesta prova (soma 16 títulos consecutivos). Destaque ainda para o atleta olímpico Norberto Mourão, medalhado em Toquio 2020, na paracanoagem.
O espelho de água do rio Tua, em Mirandela será palco do campeonato europeu de canoagem, na vertente de maratonas, em 2027. O evento deverá contar com a participação de cerca de 500 atletas, acompanhados do respetivo staff, representando 25 nacionalidades diferentes.