Centenas de alunos de escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior, professores e investigadores marcam presença no Festival Nacional de Robótica 2022 que se inicia nesta sexta-feira em Santa Maria da Feira, terminando na segunda-feira. A iniciativa pretende desenvolver o interesse pela robótica.
Corpo do artigo
"Estas iniciativas são muito boas para os jovens terem contacto com as tecnologias e com a robótica", assume Pedro Santos, professor no Agrupamento de Escolas de Arrifana, estabelecimento de ensino que vai estar presente no evento com pequenos barcos movidos a energia solar.
Referindo-se à iniciativa da Câmara da Feira, em parceria com a EDU.TECH - Bots & Kids e Sociedade Portuguesa de Robótica, a decorrer no Europarque, o docente considera que a ação contribui "para a valorização do que se vai fazendo dentro e fora da sala de aulas". "Ajuda bastante a desenvolver competências nesta área", referiu.
Este agrupamento, que tem um clube de robótica e abordagens a estas áreas através da disciplina de tecnologias, vai estar presente com a exposição dos pequenos barcos solares, mas não participa na competição que ali vai ocorrer.
São esperados no Festival Nacional de Robótica 2022 um total 360 competidores, maioritariamente portugueses, mas também oriundos da Alemanha, Brasil, China, Irão e Paquistão.
Deste evento sairão as equipas nacionais que vão participar no campeonato do mundo de robótica RoboCup, que terá lugar em julho na Tailândia.
A organização destaca que este encontro nacional tem por objetivo "promover e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as diferentes aplicações na área da robótica".
Considerado um fórum privilegiado para a sensibilização e captação de jovens para carreiras na área das ciências e tecnologias, o Festival Nacional de Robótica aposta em três áreas centrais de intervenção: "o encontro científico internacional ICARSC - International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, que reúne investigadores da indústria e do meio académico para apresentação e debate das últimas tendências de investigação e tecnologia na área da robótica, durante o qual serão apresentados 40 trabalhos científicos provenientes de 12 países; as competições de robótica juniores e seniores; e as demonstrações de caráter didático, que dão a conhecer as bases da robótica a jovens e a formadores".
Realizado em Portugal desde 2001, "este evento soma relevantes contributos para o desenvolvimento e investigação em robótica e automação no país, para além da sua difusão junto do público em geral".
O Festival é um evento certificado como RoboCup e tem o alto patrocínio do presidente da República "pela sua relevância para o incentivo dos jovens a aderirem a carreiras na área das ciências e tecnologias", contando ainda com o apoio da Ciência Viva e o apoio logístico da Modal Creativity.
O encontro decorre no Europarque, em Santa Maria da Feira, entre esta sexta-feira e 1 de maio, das 10 e às 20 horas. O acesso é gratuito e aberto a todos os interessados. A visita inaugural está marcada para as 15 horas do primeiro dia.