Romaria dos Pequeninos mostra "tesouros" de Viana às crianças
O anfiteatro da Marina de Viana do Castelo transformou-se, esta sexta-feira, numa mini-romaria da Senhora d"Agonia, repleta de famílias com crianças a viver e a aprender as principais tradições.
Corpo do artigo
Oficinas de cabeçudos, tapetes de sal, conceção do cartaz da festa e trajes e do ouro mostram aos mais novos "os tesouros" da festa, com os pais a assistir e a interagir. À volta, o entretenimento completa a diversão com um parque aventura com um polvo gigante, um mar de insufláveis, um jogo simulando o rio Lima com peixes de madeira para pescar, areia e seixos, e uma zona de tendas com elementos emblemáticos da região, designado Campo d"Agonia.
Existem ainda jogos para toda a família: corridas de trajes (corridas de saco) e de barcos com redes alusivos à Procissão ao Mar, e um jogo de lançamento de arcos, simulando peças de ourivesaria, cujo objetivo é colocar o "Ouro ao peito" em figuras emblemáticas da romaria em BD. Também há um jogo da corda adaptado, com um lenço típico. Para o final do dia, foi preparado um "sunset dos pequeninos", com música e dança.