A Romaria Grande de São Torcato, em Guimarães, vive no domingo o seu “dia maior”, de manhã, com a missa celebrada pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro e, à tarde, com a procissão solene.
Corpo do artigo
Este sábado, os torcatenses acordaram ao som dos sinos do carrilhão da basílica, seguiu-se o desfile de bombos de Mestre Zé e a partida da 6.ª Volta a Espanha Ultreya, um movimento que pretende dar visibilidade à Espanha rural que saiu, pela primeira vez, do território do país vizinho.
O pelotão de 28 ciclistas alinhados no terreiro em frente à basílica de São Torcato, na manhã de hoje, preparava-se para se lançar numa aventura de 1400 quilómetros pelas estradas do interior profundo de Espanha, sempre “a fugir” aos maiores centros populacionais. O objetivo é dar visibilidade a estes lugares menos conhecidos, contribuindo para a divulgação da sua cultura e do seu património, promovendo o turismo. Cada uma das oito etapas que vão ligar São Torcato (onde morreu o mártir) a Toledo (onde ele nasceu) tem um ciclista embaixador que será a estrela do documentário que vai ser exibido em Cannes, no próximo ano.
“A promoção resulta”, garante Ricardo Freitas, juiz da Irmandade de São Torcato, contando que a partir do momento em que se soube que a partida da prova seria na vila, esta começou a registar mais visitas de espanhóis. "Tivemos um investimento quase zero, devido ao forte empenho do Movimento Ultreya em começar a prova aqui. Graças a eles estivemos na FITUR, em Madrid, a promover a vila”, acrescenta Alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia.
Folclore e bolo de sardinha
Antes da partida, os ciclistas e a comitiva que os acompanhava, teve oportunidade de se juntar à festa. No sábado à noite, puderam conhecer o folclore local e experimentar o famoso bolo com sardinhas, feito nos fornos a lenha comunitários, no terreiro, em frente à basílica.
A Romaria Grande já começou no dia 28 de junho, com a novena em honra de São Torcato, mas foi nos últimos dois dias que o evento ganhou a sua dimensão máxima com as atuações do Grupo Musiminho, José Malhoa e dos DJ’s Pidá e Simone Francisco.