A Romaria de São João d’Arga, em Caminha, estará de volta esta semana, nos dias 28 e 29 de agosto.
Corpo do artigo
Trata-se de uma das festas mais típicas do Alto Minho, que se realiza em plena serra d’Arga, atraindo milhares de pessoas, algumas para pagar promessas e assistirem às cerimónias religiosas, e outras para comer, beber, cantar e dançar até de madrugada, em torno do mosteiro.
Uma das tradições da Romaria de São João d’Arga dita que os romeiros que sobem a serra devem dar três voltas à capela e deixar esmolas, uma para o santo e outra para o diabo.
A romaria leva, a partir de 28 de agosto de manhã, peregrinos de várias zonas da região a pé pela montanha. Há mesmo quem percorra as conhecidas “sete serras” (várias montanhas altominhotas) até ao mosteiro de S. João d’Arga. Após cumprirem a tradição das voltas à capela e das esmolas, uns regressam e outros ficam para se misturarem com a multidão que, a partir do final da tarde, fará a festa até ao nascer do dia.
A animação é garantida pelas cantigas ao desafio, ao som das concertinas e bandas de música. O chiripiti, bebida típica feita de aguardente com mel, não falta na romaria. Muita gente pernoita na zona envolvente.