O Rotary Club de Oliveira de Azeméis apresentou, na manhã desta quinta-feira, o projeto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar. A iniciativa visa recuperar a área ardida nos incêndios de setembro deste ano, envolvendo escolas, associações e a comunidade em iniciativas de voluntariado.
Corpo do artigo
O projeto de caráter exclusivamente conservacionista, que foi apresentado por João Rebelo Martins, tem, igualmente, uma vertente pedagógica, explicando a importância da preservação das florestas e o impacto das alterações climáticas e, também, potenciar iniciativas de plantação de novas árvores.
Os parceiros do Rotary Club são, nesta fase inicial, a Junta de Freguesia de Ossela, um dos territórios mais fustigados pelos incêndios de setembro e o Agrupamento de Escolas de Ferreira de Castro, sendo desejo do clube a adesão de mais parceiros, atendendo aos gastos previstos com sementes, árvores, materiais pedagógicos,refeições ou transporte e seguro para os voluntários.
A presidente do Rotary Club, Anabela Gama, aproveitando a comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, apelou ao contributo de todos, dando parte do seu tempo à causa pública, porque um projeto desta dimensão "tem uma data inicial, mas não um fim anunciado".
"Projeto sustentável"
O Governador do Distrito Rotário, Simões Pinto, destacou a sustentabilidade do projeto por ele se realizar em rede, atraindo várias entidades com orgânicas distintas, sob a dinamização do Rotary e os seus clubes jovens – Rotaract e Interact.
O presidente da Junta de Ossela, José Santos, e a diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Ilda Ferreira, demonstraram a vontade de abraçar a iniciativa pela sua importância intergeracional e pelo que ela representa na proteção da natureza.
A próxima iniciativa do projeto ocorrerá a 31 de janeiro de 2025, com a realização de uma conferência na Secundária Ferreira de Castro, com oradores, técnicos e políticos.
Posteriormente, haverá nas escolas do agrupamento e da freguesia de Ossela pedagogia nas áreas da prevenção de incêndios, espécies a produzir, 4 R´s (Repensar, Reutilizar, Reduzir, Reciclar), polinização e sementeiras.
Durante a cerimónia, foi entregue às duas corporações de bombeiros do concelho, Oliveira de Azeméis e Fajões, um donativo de 500 euros a cada uma, angariados numa atividade recente do Rotary Club de Oliveira de Azeméis.