A avenida Vasco da Gama, na Póvoa de Varzim, terá apenas um sentido, a partir de hoje e até à próxima quarta-feira, por causa dos trabalhos de substituição do pavimento. A obra está incluída nos arranjos exteriores da futura Póvoa Arena, o novo pavilhão multiusos que deu lugar à antiga Praça de Touros.
Corpo do artigo
Assim, a principal avenida de acesso à praia poveira está cortada, no sentido poente-nascente, entre as rotundas com as avenidas dos Banhos e Repatriamento dos Poveiros. Para quem quer sair da praia, o acesso à EN13 será feito pela avenida Santos Graça. Na avenida dos Banhos, o trânsito estará cortado, no sentido sul/norte, junto à praça 5 de Outubro. Já na rua Casa dos Poveiros o trânsito far-se-á nos dois sentidos.
Em toda a zona, estarão sempre salvaguardados o acesso a espaços residenciais, comerciais e equipamentos, mas o estacionamento estará proibido em todo o troço em obras. Os trabalhos, que se vão prolongar por oito dias, incluem a substituição do betuminoso, novas pinturas rodoviárias e de segurança.
A Póvoa Arena está em construção desde setembro de 2022. O pavilhão multiusos, com capacidade para três mil pessoas, foi adjudicado por 8,7 milhões de euros. Já este ano, em janeiro, começou a empreitada dos arranjos exteriores (mais 1,75 milhões de euros). As obras ainda decorrem. A nova “casa da cultura” poveira ficará pronta ainda este mês.