Requalificação entre as ruas Fernandes Tomás e Formosa, no centro do Porto, avança em janeiro. Na "nova" artéria, carros terão de circular mais devagar.
Corpo do artigo
A Rua do Bonjardim, um dos eixos de ligação da Baixa do Porto, vai estar em obras durante seis meses a partir do início do próximo ano. Os trabalhos vão incidir no troço entre as ruas de Fernandes Tomás e Formosa, a integrar no projeto Rede 20 da Câmara do Porto, em que se privilegia a convivência entre os diferentes modos de transporte, limitando a velocidade de circulação dos automóveis. O investimento que ultrapassa os 755 mil euros abrange, ainda, a reabilitação da Rua do Estêvão.
Em causa está uma intervenção de grande escala. "A obra contempla a requalificação e renovação do pavimento, assim como a substituição das infraestruturas de águas pluviais e residuais, abastecimento de água, telecomunicações, sinalética, sinalização e mobiliário urbano", enumera o município, estimando que a empreitada comece a 7 de janeiro e fique concluída a 5 de julho. O prazo de execução dos trabalhos, a cargo da empresa SINOP - Sociedade de Infraestruturas e Obras Públicas - António Moreira dos Santos, é de 180 dias, ou seja, aproximadamente seis meses.