A Procissão dos Passos, o primeiro grande cerimonial da Semana Santa de Braga, levou ontem milhares de pessoas às ruas do centro histórico da cidade. Além do local de partida, a Igreja de São Paulo, a maioria dos espetadores voltou a concentrar-se no Largo Carlos Amarante, onde acontece o Sermão do Encontro.
Corpo do artigo
“Para mim, esta é a melhor altura do ano na cidade. Faço questão de vir às procissões todas, adoro mesmo, tanto esta como as que saem à noite”, diz ao JN Maria Vilela, bracarense orgulhosa de ver que a cidade que a viu nascer continua a manter as tradições. “Faz parte da nossa história. As ruas estão decoradas, há muita gente, tudo isso é maravilhoso”, assegura.
Catarina Ramôa e Ernesto Monteiro, outros dois bracarenses, também conhecem “muito bem” todas estas celebrações, embora nem sempre sejam assíduos.
“Não venho todos os anos, mas gosto de assistir a alguns destes momentos. A Procissão dos Passos é um deles. Este ano estava bom tempo e juntou-se o útil ao agradável”, partilha Catarina.
“Experiência inesquecível”
Além dos bracarenses, que “sentem estes dias de maneira especial”, como garante Maria Vilela, também muitos turistas não quiseram perder a oportunidade de ver passar a Procissão dos Passos. Paco Aguilar, da Corunha, foi um deles. “Já é habitual cá vir na Semana Santa, mas é sempre uma experiência inesquecível”, vinca o espanhol.
A Procissão da Burrinha na quarta-feira à noite é o próximo grande cortejo da Semana Santa de Braga. Seguem-se a Procissão do Ecce Homo e do Enterro do Senhor, nas noites de quinta e sexta-feira. As três têm início marcado para as 21.30 horas.