O terceiro dia da Semana Santa em Castelo de Vide ficou marcado por uma verdadeira multidão de espanhóis fazendo jus ao refrão "la Plaza está abarrotada", tal a quantidade de vizinhos que se acercaram para viver a Páscoa em Portugal.
Corpo do artigo
Na esplanada do Café Central, na rua principal da vila, António Ludovino atende os visitantes, na sua maioria estrangeiros, desde as 5.30 da madrugada. "Voltamos a viver os nossos melhores dias. Trabalhamos muito, mas ficamos felizes por ver a vila de novo com muita vida", justificou.
Numa das mesas estavam quatro mulheres provenientes de Gijon, nas Astúrias, que de férias souberam das festas e decidiaram conhecer. "É maravilhoso", revelam.
Na manhã deste sábado, no largo da Igreja Matriz, o Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide recriou o Mercado à Moda Antiga, onde tudo se vendia. No adro, e apesar do seu nome romano, Tarcísio, o padre Carlos, procedeu à Benção dos Cordeiros, como se da última ceia de Jeus se trata-se.
A noite vai ficar marcada com a Vigília Pascal na Igreja Matriz, seguida da tradicional Chocalhada pelas ruas e depois, a partir do Castelo um espetáculo piromusical.
António Pita, o presidente da Câmara, lembra que "a Páscoa em Castelo de Vide, mais do que qualquer outra festa anual é a grande festa do concelho", relembrando que na segunda-feira se celebra o Dia do Município.