Rui Veloso vai ser a estrela da passagem de ano do Porto. A entrada em 2025 será celebrada com o intérprete de Porto Sentido, música com letra de Carlos Tê que se transformou em hino da cidade.
Corpo do artigo
A Câmara volta a apostar num nome com forte ligações à cidade, à semelhança de anos anteriores, com GNR, Pedro Abrunhosa, Clã ou Blind Zero, entre outros. Apesar da Câmara do Porto ainda não ter anunciado o programa da passagem de ano, o JN sabe que a voz de Rui Veloso marcará o tom de um réveillon que, como sempre, terá o espetáculo de fogo de artifício como uma das atrações.
A animação da quadra festiva do Porto arranca no dia 30 de novembro, com a inauguração das iluminaações natalícias, às 18 horas, seguindo-se um concerto de Fernando Daniel, pelas 18.30. Por aquela palco passarão ainda Marisa Liz (8 de dezembro) e Rodrigo Leão (22 de dezembro).
No Jardim da Cordoaria e no Largo do Amor de Perdição haverá o Mercado de Natal, a Tenda de Natal (com espetáculos de música, dança, teatro e novo circo, entre outros), a Tenda de Cristal (com dezenas de oficinas para os mais novos), uma pista de gelo natural e um carrossel parisiense (para crianças até aos 10 anos). Em frente aos Paços do Concelho, brilhará a tradicional árvore de Natal gigante.
A festa prolonga-se até 6 de janeiro, sendo que o réveillon é um dos momentos mais esperados, atraindo sempre milhares de pessoas à Baixa.
Entretanto, vão sendo conhecidos alguns dos nomes que vão atuar pelo país na passagem de ano. Em Albufeira, por exemplo, os Xutos & Pontapés serão cabeças de cartaz, enquanto os Quinta do Bill vão animar as Caldas da Rainha. Matias Damásio e o DJ Pete Tha Zouk estarão em Coimbra no último dia de 2024, tal como os GNR em Leiria, Richie Campbell em Lagos, Os Azeitonas em Guimarães, Bárbara Tinoco em Mira, Miguel Gameiro & Polo Norte em Reguengos de Monsaraz, Dino D'Santiago em Sines e Plutónio em Viseu.