Ilda Figueiredo, vereadora da CDU na Câmara do Porto, ouviu na manhã desta sexta-feira queixas de moradores, na Rua dos Bragas, devido ao barulho de um restaurante/bar vizinho que, às sextas e sábados, está aberto até às 3 horas da madrugada, impedindo-os de dormir. Alguns deles são idosos.
Corpo do artigo
O caso está a ser acompanhado pelo Gabinete de Gestão do Ruído (GGR) da Câmara e já mereceu um parecer do vice-presidente da Autarquia, Filipe Araújo, no sentido de encerramento da atividade, caso o proprietário não resolva o problema. Devido às queixas, foi feita uma primeira medição acústica no apartamento de uma das moradoras, tendo sido constatada a "violação dos limites legais", de acordo com um despacho oficial a que o JN teve acesso, o que motivou o referido parecer.
Nesse documento, é referido que o estabelecimento enviou uma resposta ao Gabinete de Gestão do Ruído a informar que tem "apenas som ambiente, como é prática na restauração" e manifestando intenção de instalar equipamentos e materiais para minorar o problema. Numa visita posterior, técnicos do GGR concluíram que foram feitas obras "de isolamento dos equipamentos de exaustão".