O Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, prepara a passagem de classificação para Basílica. A receber 2,5 milhões de peregrinos ano, e depois de um investimento em obras estimado em três milhões de euros, o santuário precisa de pequena transformações.
Corpo do artigo
"Para receber a classificação de Basílica é necessário a requalificação da capela mor ao nível do ambão, melhoramentos na iluminação e delimitação", frisa José Paulo Abreu, presidente do Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC).
Às portas de iniciar ciclo jubilar, em 2014 faz 50 anos que São Bento foi proclamado patrono da Europa e em 2015 o santuário faz 400 anos, os próximos dois anos pretendem deixar marca na história do templo instalado às portas do Parque Nacional da Peneda Gerês.
"Vamos realizar ainda um congresso internacional de São Bento, nos dias 21 e 22 de março, e vamos juntar todas as confrarias e irmandades de São Bento", diz Fernando Monteiro, presidente da mesa administrativa da Irmandade de São Bento, acrescentando que o evento junta ainda autarcas, deputados e eurodeputados, incluindo Durão Barroso.
Já no próxima domingo arrancam as comemorações jubilares de São Bento da Porta Aberta com uma bênção e todas as bandeiras dos países da Europa e presidida por Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.