As Festas da Cidade de S. João da Madeira, em honra de S. João, decorrem até terça-feira.
Corpo do artigo
As principais atividades de animação estão centradas na zona do Lugar da Ponte, na Avenida da Liberdade e no Jardim Municipal, proporcionando um ambiente de convívio para a população.Com um programa diversificado ao longo de sete dias, as celebrações encerram no dia 24, com um concerto de Nuno Ribeiro, às 22 horas, no Jardim Municipal. Antes do espetáculo, pelas 23.45 horas, há uma sessão de fogo de artifício no mesmo local.
Nesta sexta-feira, a partir das 22 horas, o palco é da Companhia da Música, seguindo-se, à meia-noite, a atuação do DJ Rui Marques. No sábado, pelas 18 horas, às 22.20, o Jardim Municipal recebe o grupo Tanto Bate Até que Samba, seguido do DJ Cláudio Lopes, à meia-noite.
No domingo, a animação continua com uma arruada pelas 15 horas, protagonizada pela Banda de Música de S. João da Madeira e pela Banda Musical de Souto, que voltam a encontrar-se, às 21.30, no Jardim Municipal, para o Encontro de Bandas Filarmónicas. Já na segunda-feira, pelas 22.30, é a vez da Banda Prata animar o público.
A vertente religiosa mantém lugar de destaque nas festas. No domingo, pelas 11.30, será celebrada uma missa solene na Igreja Matriz, presidida por D. Roberto Mariz, bispo auxiliar do Porto. No mesmo dia, às 17 horas, realiza-se a tradicional procissão solene pelas ruas da cidade.
A realização das Festas da Cidade tem implicações ao nível do trânsito, com particular incidência no troço da Avenida da Liberdade paralelo ao Jardim Municipal e no Lugar da Ponte. A procissão motivará também o condicionamento temporário da circulação automóvel ao longo do respetivo percurso.