Entre muita animação e folia, a freguesia de S. Nicolau não dorme até estar tudo pronto para mais uma noite de tradições no S. João do Porto.
Corpo do artigo
Os ensaios realizados junto ao rio Douro, imagem de marca desta freguesia, não deixam de contar com a população que está sempre disponível para mais uma noite de preparativos.
"Esta rusga já é bastante antiga e tem sempre uma grande adesão", diz Carmen Navarro, presidente da Junta de Freguesia de S. Nicolau.
A participação deste ano nas festas de S. João esteve em causa, porque "pôr uma rusga na rua requer sempre trabalho, desde os trajes aos temas a desenvolver. É complicado, mas não podemos desistir", explica Carmen Navarro.
Situada na zona histórica da cidade do Porto e considerada como Património Mundial, a freguesia de S. Nicolau leva este ano às rusgas a proximidade com o rio Douro. "O tema está obviamente relacionado ao rio, nos carvoeiros, nos bacalhoeiros, nos barqueiros e nos esquivadores", afirma Fernando Alves, autor dos versos da rusga de S. Nicolau.