S. Pedro ajudou e foi numa tarde de sábado soalheira que a procissão de S. Telmo saiu à rua, unindo as comunidades da Afurada, em Vila Nova de Gaia, e de Massarelos, no Porto. A tradição voltou a cumprir-se e o cortejo religioso atravessou o Douro e atraindo muitos fiéis à beira-rio.
Corpo do artigo
S. Pedro ajudou e foi numa tarde de sábado soalheira que a procissão de S. Telmo saiu à rua, unindo as comunidades da Afurada, em Vila Nova de Gaia, e de Massarelos, no Porto. A tradição voltou a cumprir-se e o cortejo religioso atravessou o Douro e atraindo muitos fiéis á beira-rio.
Organizada pela Confraria do Corpo Santo de Massarelos, a festa em honra do padroeiro S. Telmo, que incluiu uma homenagem aos homens falecidos no mar.
A procissão começou na igreja da Afurada, seguindo depois para o cais local, de onde partiu para o cais da Alfândega. Cumprido o atravessamento do rio Douro, a procissão prosseguiu em terra firme, pela Rua de Monchique, o Viaduto do Cais das Pedras e Rua da Restauração até à igreja de Massarelos, onde se celebrou uma eucaristia solene. A distribuição do pão de S. Telmo e a atuação Grupo de Folclore do Orfeão do Porto encerraram a festa.