Saiba como a nova ponte sobre o Douro vai alterar as margens no Porto e em Gaia

Rua do Ouro, no Porto, ganhará nova praça na envolvente dos pilares da nova ponte
DR
À boleia dos pilares da nova ponte que vai nascer sobre o Douro para a Linha Rubi do metro, surge um novo acesso pedonal no Porto entre o futuro elevador da Rua do Ouro até à encosta do Bairro da Boa Viagem. Na praça, em torno dos "pés" da infraestrutura, vão nascer dois edifícios de apoio. Gaia ganha parque urbano.
No Porto, na envolvente dos pilares da nova ponte (que ficarão "mergulhados" num espelho de água), nascerão três plataformas: uma nova praça na Rua do Ouro, um terraço na Rua do Bicalho e uma "passerelle" até à Rua da Boa Viagem. "Implantados os dois pés do arco, sensivelmente a meio do espaço, estabelece-se uma praça ao nível do passeio público onde circula o elétrico, a nova praça da Rua do Ouro", lê-se no Relatório de Conformidade Ambiental do projeto de execução da Linha Rubi. O documento está, a partir desta segunda-feira e até 8 de setembro, em consulta pública.
Com a remoção do posto de combustível instalado naquela rua, a área será reconfigurada e repavimentada. Haverá estacionamento para bicicletas e trotinetas e serão construídos dois edifícios. Um deles, "para apoio e gestão" do metro, terá três pisos acima do solo e um piso sanitário abaixo da cota do pavimento. "A cobertura do edifício é simultaneamente o pavimento do largo adjacente à Rua do Bicalho e de acesso à primeira paragem do elevador", clarifica o relatório.
Quanto à construção do segundo edifício, de suporte à praça e que ficará do lado poente, "propõe-se a demolição dos restos da empena da antiga Fundição de Massarelos, que confronta com o antigo armazém frigorífico do bacalhau". Terá dois pisos acima da cota de soleira e um piso sanitário. "A sua conceção privilegiou funções comerciais, em particular de restauração e bebidas, podendo, no entanto, acolher outras funções".
Acessos e novas ligações à encosta da Boa Viagem
Além da construção de escadas entre a Rua do Ouro, a Rua do Bicalho e a Calçada da Boa Viagem, está prevista a ligação por elevador, "a instalar nos fustes do pilar da ponte". Fechada por vidro temperado, o aparelho terá capacidade para 12 pessoas e velocidade de 2,5 metros por segundo. Vai permitir acesso direto às mesmas três ruas, com uma nova ligação pedonal de 50 metros para o Bairro da Boa Viagem.
Quanto ao terraço na Rua do Bicalho, "todos os pisos e plataformas são acessíveis por pessoas de mobilidade reduzida ou condicionada". "Todos os sanitários estão dimensionados e equipados com ajudas técnicas para utilizadores de cadeiras de rodas ou meios auxiliares de deslocação". Também as escadas e elevador "dispõem de barras de corrimãos e barras auxiliares de apoio à deslocação".
Parque urbano em Gaia com zonas de lazer
"A proposta de integração paisagística para a construção" do apoio dos pilares da ponte do lado de Gaia "será a criação de um parque urbano, onde se desenvolvem um conjunto de plataformas e caminhos que permitem a ligação entre a zona ribeirinha e a zona da estação do Arrábida Shopping". A área de intervenção será entre a Rua Particular Jorge Ferreira e a VL8, onde "serão construídos caminhos, através de escadas e rampas que permitirão vencer uma pendente entre os 50% e os 65%".
