Abre portas esta sexta-feira, no Centro de Congressos da Alfândega do porto, a oitava edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico - Salão da Mobilidade Sustentável (SAHE). Vão estar presentes quatro novas marcas e serão apresentados cerca de 50 novos modelos.
Corpo do artigo
O evento conta com a presença de praticamente todas as marcas de automóveis presentes no mercado nacional a que se juntam as XPeng, Voyah, Forthing e KGM, chinesas as três primeiras e coreana a KGM, anteriormente conhecida por Ssangyoung.
Destacamos, entre as novidades das novas marcas, os elétricos Xpeng G6, G9 e P7, Voyah Free (SUV) e Voyah Dream (mini van), Forthing Friday EV (SUV) e os KGM Torres EVX K3 e EVX K5 , ambos SUV.
Entre as marcas europeias, a Audi vai apresentar o A6 e-tron Avant, um protótipo elétrico a prometer uma autonomia de mais de 700 quilómetros, o Audi SQ6 e-tron e o SQ8 e.tron, um SUV 100% elétrico com três motores.
A Mercedes terá no stand um Maybach EQS SUV e o icónico Mercedes Benz G 580, um Todo-o-Terreno híbrido.
Da Volkswagen poderão ser vistos os Golf GTE PHEV (híbrido plug-in), Tiguan (híbrido) e o VW Passat. A Škoda terá expostos os Kodiaq (híbrido), Superb (híbrido) e Enyaq (SUV elétrico).
A Alfa Romeo mostra o Júnior, um SUV compacto disponível em versões híbridas e elétricas, enquanto a igualmente italiana FIAT surge com o 600 hybrid, um compacto híbrido.
SUV em destaque
Nesta Liga das Nações a espanhola Cupra vai a jogo com o Terramar PHEV (SUV híbrido plug-in) o Tavascan 100% elétrico e o Formentor PHEV.
A Opel surge, entre outros modelos, com o Frontera, um SUV híbrido de sete lugares, a Ford com o Explorer e a Porsche com o Macan elétrico.
De França estarão expostos os Peugeot 3008 e 5008 (SUV's elétricos) e os Renault Scenic Elétrico, Symbioz HEV (híbrido) e o Rafale Plug In.
A romena Dacia apresenta o Duster HEV (híbrido) e a mais recente versão do Spring, o citadino elétrico mais barato do mercado, enquanto a japonesa Lexus expõe o LBX, novo crossover compacto com opções híbridas e elétricas.
No stand da chinesa MG a estrela será o Cyberster, um roadster elétrico, que aqui faz o lançamento ao público, e o MG ZS EV: SUV elétrico, que aposta no segmento B.
Por fim, a Suzuki aposta nos S-Cross (SUV híbrido com tração integral), Swift (compacto híbrido) e no intemporal Vitara, aqui em versão híbrida, que herda a tradição da marca neste segmento.
Destaque, ainda, para a primeira apresentação em Portugal do Smart Concept #5, um novo conceito de compacto elétrico.
Eventos
Em paralelo, os visitantes poderão experimentar a condução de veículos elétricos e híbridos, num percurso especialmente criado para esse facto e assistir a Conferências e Wokrshops , em que especialistas do setor vão partilhar conhecimentos sobre o futuro da mobilidade sustentável, as tendências do mercado e as inovações tecnológicas.
O SAHE é organizado pela ZEST e José Oliveira, diretor do evento, destaca que a moistra "é uma plataforma essencial para a divulgação das mais recentes inovações em mobilidade sustentável. Este ano, estamos particularmente entusiasmados com a variedade de novos modelos que vão ser apresentados."
Acrescenta, ainda, que "acreditamos que este evento não só promove a adoção de veículos mais ecológicos, mas também incentiva a indústria automóvel a continuar a investir em tecnologias limpas e sustentáveis. Foi com este objetivo que lançamos o primeiro salão em 2017 e olhando para a presente edição, vejo que é uma aposta ganha."
Os bilhetes custam 10 euros e o salão está aberto, entre esta sexta-feira e domingo (dia 13 de outubro) das 10 às 20 horas.
- XPENG
Destaques do evento
- Exposição de veículos: Uma vasta gama de veículos híbridos e elétricos vai estar em exibição, permitindo aos visitantes explorar as várias opções de mobilidade descarbonizada disponíveis no mercado.
- T
O SAHE é uma organização da ZEST, Marketing e Eventos
José Oliveira, diretor do evento, destaca que "o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico é uma plataforma essencial para a divulgação das mais recentes inovações em mobilidade sustentável. Este ano, estamos particularmente entusiasmados com a variedade de novos modelos que vão ser apresentados."
O homem da Zest crescenta ainda que "acreditamos que este evento não só promove a adoção de veículos mais ecológicos, mas também incentiva a indústria automóvel a continuar a investir em tecnologias limpas e sustentáveis. Foi com este objetivo que lançamos o primeiro salão em 2017 e olhando para a presente edição, vejo que é uma aposta ganha."
Os bilhetes para o SAHE estão em pré-venda, com preço reduzido de €7.50 até dia 10 de outubro, podendo ser comprados em: https://www.salaoautomovelelectrico.pt/bilhetes
8º Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico 2024
Data e hora: 11 a 13 de outubro de 2024, das 10,00 às 20,00 horas