<p>Há hotéis de cinco estrelas a alugar quartos pelo preço de três estrelas no Algarve, lamenta o director do empreendimento de luxo Pine Cliffs, em Albufeira, que denuncia este tipo de redução drástica de preços de tabela destinados a atrair mais clientes.</p>
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"Ser agressivo com descontos, seja a nível hoteleiro ou do imobiliário, não é resposta", criticou Carlos Leal, em declarações à agência Lusa, à margem da sexta Conferência Anual de Imobiliário organizada pela Câmara de Comércio Anglo-Portuguesa.
O mesmo responsável, que é também director executivo da multinacional United Investments, considera que a estratégia dos concorrentes do Sheraton Algarve - que está integrado no 'resort' Pine Cliffs - está a prejudicar o mercado e vai atrasar a recuperação.
"Hotéis de cinco estrelas no Algarve hoje estão a praticar preços de três e quatro estrelas", denunciou, criticando esta prática, apesar da quebra na rentabilidade por causa da crise.
"Isso seria extremamente negativo e prejudicava a capacidade de recuperação do empreendimento quando o mercado voltar", justificou.
A opção do Pine Cliffs, que no ano passado foi distinguido com um World Travel Award de "Melhor Empreendimento Familiar", tem sido de "acrescentar valor", vincou.
Inovar é a melhor opção
Carlos Leal defende a "inovação de produtos" para atrair clientes, valor que o consultor Andrew Coutts considera estar a inspirar muitos dos novos empreendimentos turísticos em construção em Portugal. Como exemplo, aponta projectos que surgiram nos últimos anos com factores de diferenciação que têm em conta o mercado,
"[Os promotores] sabem que é preciso integrar a autenticidade do país, da região, do local, das pessoas", afirma o presidente do ILM Group, que presta assessoria ao sector hoteleiro em Portugal. Diz ainda estar convencido de que o interesse pelo mercado imobiliário em Portugal, que sofreu com a crise internacional, "vai voltar", mas eventualmente sem a força da última década.