A Câmara de Santo Tirso lançou o Bairro Comercial Digital, um projeto que visa estimular o comércio local, aumentando a sua visibilidade e as vendas online. O investimento, de cerca de um milhão de euros, deverá estar concluído no final de 2025.
Corpo do artigo
Aumentar a cobertura da rede pública de wi-fi, instalar um sistema de cacifos digitais, disponibilizar informação digital e criar um marketplace são algumas das medidas a serem implementadas pela Câmara de Santo Tirso no âmbito do Bairro Comercial Digital, um projeto lançado esta semana, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), e destinado a estimular o comércio local, aumentando a sua visibilidade e as vendas online.
O investimento, de cerca de um milhão de euros, é financiado pelo PRR e deverá estar concluído no final de 2025. De acordo com a Autarquia, pretende-se “implementar um ambiente digital comum na área mais comercial da cidade”, através da “aposta no desenvolvimento de soluções tecnológicas como um website e uma aplicação móvel (app) próprios do bairro, bem como uma plataforma de e-commerce destinada à criação de um Marketplace dedicado”.
Será ainda instalado um sistema de cacifos digitais, os quais vão servir para a entrega e levantamento de produtos adquiridos no comércio local, de forma presencial ou online. Também está prevista a instalação de mobiliário urbano inteligente e sustentável, como bancos públicos digitais e papeleiras inteligentes, assim como o desenvolvimento e instalação de uma plataforma de gestão de tráfego rodoviário e de estacionamento, que incluirá a sensorização. Este sistema vai disponibilizar mupis digitais com informação sobre o número de lugares livres nos parques de estacionamento existentes no centro da cidade.
“Trata-se de um investimento que visa fomentar a competitividade e a resiliência do comércio e serviços de proximidade em Santo Tirso”, sublinha o presidente da Câmara, Alberto Costa, salientando que o objetivo é “contribuir para alavancar o nível de serviço e o crescimento económico do tecido empresarial local, através da adoção de tecnologias emergentes”. Segundo a Câmara, o projeto contempla ainda a “criação da figura do gestor do bairro, a quem caberá estabelecer o contacto com os agentes económicos e promover as parcerias necessárias para a implementação” da iniciativa.
“Acredito que o Bairro Comercial Digital terá um forte impacto positivo na economia local de Santo Tirso e no nosso dia-a-dia, impulsionando a digitalização dos modelos de negócio dos operadores económicos e apostando, também, na sensibilização e capacitação dos próprios empresários e trabalhadores”, afirma o autarca, adiantando que a identidade gráfica do Bairro Comercial assenta no lema “Onde mora a inovação”. O presidente da ACIST, Hugo Assoreira, destaca que “esta é a última grande oportunidade, no âmbito dos financiamentos do PRR, para [os comerciantes] se conseguirem digitalizar e adaptar ao mundo digital atual”.