Santuário de Fátima fecha contas de 2024 com saldo de 2,6 milhões de euros
Apesar de ter registado uma quebra no número de peregrinos, o Santuário de Fátima fechou as contas de 2024 com um resultado positivo próximo de 2,6 milhões de euros, superando de forma exponencial o saldo do ano anterior, que rondou 110 mil euros.
Corpo do artigo
Os dados foram revelados, esta quinta-feira, durante o encontro anual de hoteleiros e responsáveis de casas de acolhimento promovido pelo Santuário.
O aumento do saldo verificado em 2024 deveu-se, em grande parte, ao crescimento das receitas, que proveem das ofertas dos peregrinos, que totalizaram 24,4 milhões de euros, ou seja, mais 2,7 milhões do que no ano ano anterior. “Sabíamos que ter mais peregrinos no anos passados não se ia traduzir em mais receita, porque os jovens não tinham essa capacidade”, contextualizou o reitor do santuário, Carlos Cabecinhas.
Reconhecendo que este é um resultado “tranquilizador”, o responsável explicou que parte do lucro será investido na renovação do sistema de som do recinto de oração, que orçará em um milhão de euros. Há ainda necessidade de investimentos “mais pequenos” na conservação de espaços e na melhoria das “condições de acolhimento” aos peregrinos.