A primeira estátua em que Humberto Delgado é representado de corpo inteiro foi inaugurada, recentemente, em São João da Madeira, onde o "General sem medo" foi o mais votado nas eleições presidenciais de 1958.
Corpo do artigo
A estátua encontra-se localizada no centro cívico da cidade, no espaço ajardinado situado na confluência da Rua Visconde com a Rua do Dourado, junto à Praça Luís Ribeiro. O general é representado em pose de saudação, segurando, na mão, um chapéu, um dos principais produtos industriais do concelho.
Aquando da inauguração, Rita Delgado, neta de Humberto Delgado, salientou o facto de a escultura - da autoria de Leonel Moura - ser a primeira em que o avô é representado "de corpo inteiro". Afirmou mesmo que ele estaria "muito orgulhoso" do monumento.
A escassez de fotografias disponíveis, principalmente com qualidade, levou a que o monumento fosse criado, como referiu o autor, com o auxílio da Inteligência Artificial e impressão 3D.
Em S. João da Madeira, Humberto Delgado angariou um total de 727 votos contra 527 do Almirante Américo Tomaz, que foi o candidato do Estado Novo, regime que recorreu à fraude para conseguir a vitória a nível nacional, o que não conseguiu no concelho sanjoanense, graças à ação de uma vasta rede de homens e mulheres locais a atuar na clandestinidade.
Para o presidente da Câmara este foi "um dos momentos mais importantes" da afirmação de São João da Madeira como "comunidade política digna e relevante", nas palavras de Jorge Vultos Sequeira.