São precisos 200 mil euros para recuperar tesouros de capela de Guimarães
O interior do pequeno templo dedicado a Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, está a ser restaurado, mas falta dar vida nova a órgão e altar principal. Para pagar a segunda fase de intervenção, são necessários 200 mil euros. No dia 14 à noite, Ana Bacalhau dá concerto solidário.
Corpo do artigo
A capela de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, esconde vários tesouros improváveis para um edifício tão pequenino. O templo do século XVII é monumento nacional desde 1955 e guarda um altar em talha dourada, um órgão de tubos, uma larga porção das paredes revestidas a azulejos, retratando episódios da vida de Nossa Senhora, o teto revestido a caixotões e dois retábulos em talha dourada. Tudo isto estava em risco de se perder pela ação do tempo.
Em 2019, ficaram concluídas as obras de manutenção do edifício e, desde aí, começou o restauro do recheio. O padre Leonel Cunha e a Fábrica da Paróquia desdobram-se em esforços para reunir fundos para cumprir o calendário para a recuperação total da capela até 2028. Quando estiver pronta, o padre quer que recupere o culto, passe a ter um programa cultural e integre o roteiro turístico da cidade.