O centro de saúde de Mortágua deixa hoje de dispor de Serviço de Atendimento Permanente (SAP), no âmbito de uma reorganização que visa ter mais médicos ao serviço durante o dia.
Corpo do artigo
O director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego III, Carlos Alberto Ordens, explicou, ontem, à agência Lusa que a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mortágua passa a funcionar das 8 às 24 horas.
"Fecha às 24 horas de hoje (ontem) e já só reabre às 8 horas de amanhã (hoje)" afirmou, contando que o habitual era serem atendidos "apenas um ou dois doentes por noite".
O responsável lembrou que os médicos que trabalham de noite têm depois de tirar folga, o que "diminui substancialmente o horário de prestação de cuidados durante o dia na unidade".
"O que se pretende é que estejam disponíveis durante o dia, para atender o maior número possível de utentes dos cuidados de saúde primários", explicou.
Nos períodos nocturnos, os casos que não sejam graves devem aguardar "até ao dia seguinte, para o médico de família, que tem sempre vaga, porque vai haver atendimento no dia a todos os utentes".
"Numa situação de emergência ou de urgência têm de ligar o 112 para serem, caso se justifique, transferidos ou para o hospital de Viseu ou para Tondela, ou para os Hospitais da Universidade de Coimbra, conforme a gravidade da situação", explicou Carlos Ordens.