Três concelhos do Alto Minho vão passar a contar, no imediato, com consultas de saúde oral. A Unidade Local de Saúde (ULS) da região pretende continuar a alargar o serviço a outros concelhos.
Corpo do artigo
A informação foi avançada esta segunda-feira, pelo presidente do Conselho de Administração (CA) da ULS do Alto Minho, durante a inauguração da nova Unidade de Saúde da Meadela, em Viana do Castelo, que poderá também vir a acolher consultas daquela especialidade.
"Gostávamos de ter e começamos já a analisar a possibilidade de ter aqui também saúde oral, que é uma das áreas que desde o início que este Conselho de Administração definiu como estratégico, dotar de saúde oral grande parte dos concelhos deste distrito", declarou João Porfirio de Oliveira.
"Já temos em Paredes de Coura, vai começar esta semana em Arcos de Valdevez e a próxima será Valença, onde está a ser instalada também a cadeira e equipamentos necessários para isso", acrescentou o dirigente.
"Os recursos já estão acautelados para começar, logo que seja possível, mas queremos ir mais longe. Queremos ir também aos concelhos mais afastado com colocação de saúde oral e para isso precisamos também do apoio das autarquias para nos permitir, de uma forma mais acelerada, cumprir esse desígnio", realçou ainda João Oliveira.
O presidente do CA referiu que, no que toca a descentralização de serviços de saúde, a ULS do Alto Minho vai também apostar na instalação num dos pisos do edifício da antiga Unidade de Saúde 1º de maio, na cidade de Viana do Castelo (serviço a partir de agora a funcionar na Meadela), de cuidados de saúde hospitalares.
"Tivemos uma captação muito interessante de médicos de cuidados de saúde hospitalares e, neste momento, temos dificuldade em dar-lhes gabinetes para eles fazerem consultas. Por isso, esta movimentação também nos vai permitir colocar lá especialidades médicas e fazer uma realocação, por exemplo, da farmácia hospitalar, que neste momento está em más condições, no meio de uma zona técnica, com as pessoas a serem atendidas no meio de um corredor técnico", concluiu.
A nova Unidade de Saúde da Meadela, que acolhe a Unidade de Saúde Familiar Tiago de Almeida e uma das Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) de Viana do Castelo, vai servir 10 mil utentes, sendo "uma das maiores" daquele concelho. De acordo com João Oliveira, o edifício deverá acolher também em breve a realização de juntas médicas.