Seis utentes e quatro funcionários do lar de idosos do Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde estão infetados com covid-19.
Corpo do artigo
Os primeiros casos, de um utente e de uma funcionária, foram descobertos no fim de semana. Depois de conhecidas estas infeções, as autoridades de saúde determinaram a realização de uma despistagem na instituição, com 42 utentes, que permitiu detetar mais cinco contágios entre os idosos e três nos trabalhadores.
"Todos os casos positivos estão devidamente identificados, isolados e acompanhados, a cumprir as orientações emanadas pela Direção-geral de Saúde. Os idosos encontram-se estáveis e assintomáticos e os colaboradores com ligeiros sintomas, demonstrando-se assim que a vacina está a surtir efeito", refere em comunicado o presidente do centro, o padre Paulo Domingues, com quem o JN não conseguiu falar.
Na mesma nota, a instituição realça que se esforçou e empenhou, mas não conseguiu impedir "que a pandemia que nos assombra mundialmente" entrasse no lar de idosos e garante que tudo continuará "a fazer para salvaguardar o bem-estar de todos".