
Trata-se de um percurso que pode demorar cerca de uma hora a ser percorrido
Foto: Direitos reservados
Seis turistas foram socorridos, este sábado, na serra da Estrela, depois de alertarem que não conseguiam terminar um trilho por causa da neve intensa. Todos foram resgatados e estão bem de saúde.
O alerta foi dado à GNR pelas 17.45 horas deste sábado. Um grupo, com seis turistas, foi caminhar para a zona da Lagoa Comprida, na serra da Estrela, em Seia e, a dada altura, ficou aflito.
Segundo o Comando Sub-regional das Beiras e serra da Estrela, começou a nevar com intensidade e o grupo não conseguiu progredir a caminhada nem regressar à estrada. Por isso, ligou para a GNR a pedir ajuda e enviou a localização por GPS.

Para o local, foram 17 elementos da GNR e dos bombeiros, auxiliados por oito veículos, assim como a equipa de resgate em montanha da Força Especial de Proteção Civil. O resgate teve de ser feito sobretudo a pé, uma vez que o trilho em causa não reúne condições para a circulação de veículos. Trata-se de um percurso que pode demorar cerca de uma hora a ser percorrido.
E foi o tempo que demoraram os socorristas. Pouco mais de duas horas depois, as seis pessoas já tinham sido resgatadas e encontravam-se bem de saúde, não sendo necessário encaminhamento hospitalar.
Em dezembro, duas mulheres, de 24 e 26 anos, também tiveram de ser resgatadas na mesma zona da Lagoa Comprida, depois de se terem desorientado e perdido. Tal como o grupo deste sábado, foram rapidamente localizadas porque enviaram a localização por GPS.

