Vila da Região Demarcada do Douro aposta na divulgação de associações culturais, grupos de cantares, ranchos folclóricos e talentos locais.
Corpo do artigo
Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real, recebe, de 26 a 30 de julho, mais a uma edição da Semana Cultural. É um dos eventos históricos do concelho penaguiense, com destaque para a cerimónia religiosa em honra de Santa Marta, padroeira da Região Demarcada do Douro, mas com uma grande vertente cultural.
Terça-feira, dia 25 de junho, serão apresentados os nomes que compõem o cartaz deste ano, às 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da vila.
Para além da recriação da lenda de Santa Marta no dia da padroeira, o programa incide no valor e património cultural do concelho, ao que é produzido e criado na terra, com noites dedicadas às associações culturais, grupos de cantares, ranchos folclóricos e talentos locais do designado Berço D'Ouro.
Outro dos principais destaques comuns nas edições da Semana Cultural é o Cortejo Etnográfico, que pretende promover as tradições locais para que não sejam esquecidos os valores das gentes penaguienses.
David Carreira, Lucy Teixeira, DJ Zanova e DJ Fifty, foram alguns dos nomes presentes na edição de 2023, que contou ainda com um tributo à banda Xutos e Pontapés.