Prevê-se um inicío de semana ainda mais complicado do que o habitual no trânsito do Grande Porto. As obras da Linha Rubi do metro arrancaram em Gaia, condicionando de forma significativa a Via Eng. Edgar Cardoso (VL8), um dos principais acessos à ponte da Arrábida. A rotunda Edgar Cardoso estará cortada.
Corpo do artigo
Prevê-se um inicío de semana ainda mais complicado do que o habitual no trânsito do Grande Porto. As obras de construção da Linha Rubi do metro arrancaram oficialmente neste fim de semana em Gaia, condicionando de forma significativa Via Eng. Edgar Cardoso (VL8), um dos principais acessos à ponte da Arrábida. A rotunda Edgar Cardoso estará cortada.
“Este constrangimento vai permanecer em vigor por um período de dois anos, estando sempre salvaguardados os acessos a casas, garagens, escritórios e estabelecimentos”, numa intervenção “motivada pela construção do canal de metro ao longo desta via estruturante” e “pela construção de três estações – Arrábida, Candal e Rotunda –, sendo esta última desnivelada e contando com um parque de estacionamento subterrâneo”, explica a Metro.
Alternativas
Durante a empreitada, toda a Via Eng. Edgar Cardoso vai ter condicionamentos, entre a zona de Coimbrões e o nó da Arrábida. “Em todo o traçado existem alternativas locais de circulação, devidamente sinalizados, assegurando as condições essenciais de mobilidade local nesta área”, assegura a empresa, acrescentando que já foi “reaberta ao trânsito a Rua António de Azevedo, junto ao Arrábida Shopping”.
A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova ponte no rio Douro. Ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, tendo de ficar pronta até ao final de 2026.