O auditório do Fórum Trofa XXI acolhe, no dia 20 de novembro, um seminário sobre os direitos da criança. A iniciativa assinala os 34 anos da Convenção dos Direitos da Criança e decorrerá sob o tema “Nódoas que não desaparecem com o tempo”.
Corpo do artigo
A cerimónia de abertura da iniciativa, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Trofa, a Câmara e a ASAS - Associação de Solidariedade e Ação Social, está marcada para as 10 horas.
A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia online. “Este seminário pretende constituir-se como um momento de reflexão e de partilha de boas práticas, no âmbito da promoção dos direitos e proteção das crianças”, diz a organização.
A sessão de abertura contará com as intervenções da presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, do presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, da presidente da CPCJ, Filipa Ribeiro, e da presidente da ASAS, Sara Barros.
Na parte da manhã, a partir das 10.30 horas, decorre o painel “A Multidisciplinariedade na promoção dos direitos das crianças”. Às 15 horas, começa a apresentação de “boas práticas na promoção dos direitos das crianças”, durante a qual serão dados a conhecer projetos concelhios como “Pequenos Incríveis”, “Transformer´s”, “Projeto 12 – Justiça para Crianças” e “Escolinha de Rugby da Trofa”.
O programa do seminário inclui a inauguração, às 13.15 horas, da exposição “Estendal dos Pequenos Incríveis”, que reúne “trabalhos no âmbito do projeto ‘Pequenos Incríveis’, da ASAS em parceria com a CPCJ, realizada durante o ano letivo anterior junto das creches do concelho da Trofa”.
Para as 14.30 horas está prevista a apresentação da peça de teatro “Ser Criança”, pelo grupo Alvadance.
Mais informações sobre seminário no site da Câmara da Trofa.