O Senado dos Estados Unidos aprovou uma resolução sobre a catástrofe ocorrida na Madeira, na qual expressa o seu pesar e envia sentidas condolências às famílias das vítimas.
Corpo do artigo
Segundo a embaixada norte-americana em Lisboa, no documento, os Estados Unidos expressam ainda solidariedade para com o povo madeirense e aplaudem os esforços de resgate desenvolvidos pela Protecção Civil, médicos, militares e outros voluntários.
É ainda deixado um apelo ao povo dos Estados Unidos "para que ajude generosamente as agências humanitárias que trabalham para apoiar o povo da Madeira neste período difícil".
Também a embaixada norte-americana em Lisboa apresenta as suas condolências e solidariza-se com o Governo de Portugal, os madeirenses e o Governo regional.
A Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional disponibilizou 50 mil dólares, mais de 36 mil euros, que serão entregues à Cáritas, já a actuar no terreno.
"Além desta ajuda, o agente consular dos EUA no Funchal está igualmente a identificar necessidades específicas, que possam ser alvo de fundos de emergência do Departamento de Defesa americano", afirma a embaixada, em comunicado.