A Marcha dos Bonecos, um cortejo de marionetas gigantes que sairá à rua três vezes, é a principal novidade do programa das Festas do Senhor de Matosinhos, que começam oficialmente na sexta-feira e prolongam-se até 2 de junho. A tradicional procissão realiza-se a 19 de maio, pelas 16 horas.
Corpo do artigo
Estão na fase final os preparativos de uma das principais romarias do Norte. O programa está definido e disponível no site da Autarquia. Dos concertos previstos, destaca-se o de Diogo Piçara, que sobe ao palco dos jardins da biblioteca municipal às 22 horas de dia 17.
Mas também Marcus (dia 20, 21.30 horas), o grupo Albatroz (dia 29, 21.30) e os Cabeça de Gado (1 de junho, 21.30) vão dar música à festa, que tal como nas edições anteriores terá carrosséis, espaço de comes e bebes e as feiras de artesanato e de louça. A inauguração da 19.ª feira de artesanato é mesmo um dos pontos altos do primeiro dia das festividades. Está agendada para as 14 horas. Mais tarde, pelas 21, são ligadas as iluminações decorativas.
A Marcha dos Bonecos, que percorrerá o trajeto entre os Paços do Concelho e o adro da Igreja do Bom Jesus e Matosinhos, terá três sessões: sexta, sábado e domingo, sempre às 19 horas. Criado por Jorge Louraço Figueira, tem um elenco de artistas profissionais e voluntários do Aurora da Liberdade, do Orfeão da Matosinhos e do Rancho da Amorosa.
O espetáculo de fogo de artifício está marcado para a meia-noite de dia 18, enquanto o feriado municipal, dia 21, tem na agenda a missa solene (11 horas) e o fogo dos bonecos (19 horas, no Parque 25 de Abril).