A vida de Sérgio Gomes mudou há 22 anos num acidente de viação que o deixou paraplégico e numa cadeira de rodas. Agora, aos 39 anos, precisa de ajuda para alcançar o sonho de comprar uma handbike (bicicleta pedalada com as mãos). Agora lançou uma campanha solidária, com que espera reunir as verbas necessárias.
Corpo do artigo
O atleta, natural de Marco de Canaveses, lançou uma angariação de fundos para juntar cerca de 15 mil euros, o valor necessário para conseguir o objetivo e continuar a somar medalhas. Só na época passada, juntou ao título de campeão nacional em contrarrelógio e prova de fundo, a Taça de Portugal, na categoria H2.
“A handbike que utilizo é emprestada, é muito antiga e pesa quase 17 quilos. Como não consigo pedalar com os pés, tenho que puxar o peso corporal juntamente com o peso da bicicleta e para isso é preciso ter muita força de braços”, conta ao JN.
Além de facilitar nas provas, o paracilcista admite que gostava de ter a sua própria bicicleta. “Uma [handbike] nova é em carbono e por isso o peso é inferior e os materiais são totalmente diferentes e mais modernos”. “E gostava de ter uma minha, porque assim não tinha de depender de ninguém”, acrescenta.
Amor à primeira vista
Com a ajuda de alguns amigos, Sérgio Gomes abriu uma conta solidária para conseguir juntar o dinheiro necessário para comprar a bicicleta adaptada. Quem quiser contribuir, pode fazê-lo por transferência bancária através do IBAN: PT50 0018 0003 3782 6062 0206 7 ou por MB Way para o número: 912 264 567. Até agora, o atleta conseguiu angariar cerca de 1700 euros, contudo são necessários 15 mil euros. À medida que recebe os donativos, o valor angariado vai sendo atualizado na sua página de Facebook “SergioGomes.paraciclistah2”.
Foi a caminho do trabalho, em 2002, que um acidente de carro o deixou paraplégico, começando pouco depois a praticar desporto com mais frequência. Iniciou este percurso no basquetebol em cadeira de rodas, mas quando experimentou o paraciclismo “foi amor à primeira vista”, realça. Atualmente, veste as cores da Descobre Destreza Associação Desportiva, que promove desporto para pessoas com necessidades especiais. Para a nova época desportiva, Sérgio só tem um objetivo: “fazer igual ou melhor do que no ano passado e continuar a levar o Marco de Canaveses além-fronteiras”, vinca.