Penamacor e Sabugal deverão ser o primeiro lar natural dos linces criados no Algarve, no âmbito do Plano de Acção para a Conservação do lince-Ibérico, que prevê um conjunto de medidas a aplicar até 2012.
O cercado vigiado onde os linces criados em cativeiro vão ter o primeiro contacto com a natureza poderá ser instalado na Reserva Natural da Serra da Malcata, localizada entre os concelhos do Sabugal e de Penamacor.
A zona da Malcata foi um dos habitats naturais do lince-Ibérico até entrar em fase de quase extinção e faz parte das áreas prioritárias de intervenção do Plano de Acção.
O município de Penamacor já registou a marca “Terras do Lince”, com vista ao aproveitamento da história da região ligada à espécie para promoção dos produtos locais e turismo. Tem ainda em vista outros projectos como um parque temático na zona da Malcata.
