A aldeia de Cabeça Gorda, no concelho de Beja, está em festa até domingo, juntando milhares de comensais para degustar as silarcas, cogumelo Amanita Ponderosa, que são o principal enfoque da 11ª edição do Silarca Festival do Cogumelo.
Corpo do artigo
O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, visando promover um dos maiores símbolos e recursos da região, sendo a silarca um produto desta estação, que inclui o final do inverno e o início da primavera. Como dizem os apanhadores, “é a alegria de quem tem o montado à porta”.
Criado em 2014, o evento celebra a biodiversidade regional e procura envolver a comunidade de forma educativa e gastronómica, promovendo a importância da preservação e utilização sustentável dos recursos naturais.
O programa do Silarca Festival do Cogumelo é bastante diversificado. Para além de uma tenda gigante colocada na praça principal da aldeia, onde dezenas de tasquinhas oferecem um variado leque de pratos à base de cogumelos e decorrem os espetáculos, os visitantes podem participar em showcookings e workshops, bem como visitar um mercadinho de produtos regionais. Pelas ruas da aldeia há dezenas de barracas de apanhadores portugueses e espanhóis que vendem diversas variedades de cogumelos.
Embaixador do festival
Bruno Ferreira, ator, humorista e escritor natural de Beja, é, desde 2016, o embaixador do Silarca Festival do Cogumelo. O seu apoio na promoção e divulgação do evento tem sido crucial para a valorização do mesmo, fortalecendo os laços culturais entre as coletividades da freguesia.