Meios de emergência portugueses e galegos vão participar, terça-feira, às 10 horas, num simulacro transfronteiriço por incêndio florestal entre Monção e Alxen, em Salvaterra de Miño, na Galiza.
Corpo do artigo
O exercício vai permitir testar os diferentes planos e procedimentos diante de um incêndio florestal, que "afetará" a massa florestal, uma residência e um veículo. Segundo comunicado divulgado esta segunda-feira pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a iniciativa vai realizar-se no âmbito do projeto "PROTEMPO - Proteção de Emergência Transfronteiriça dirigida à População da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal". E visa "melhorar a cooperação entre as entidades responsáveis pela emergência e proteção civil".
De acordo com o mesmo comunicado, o simulacro envolverá, além de profissionais de emergência da Galiza e do Norte de Portugal, municípios, empresários e população residente nos dois lados da fronteira.
O objetivo é divulgar "conselhos e estratégias eficazes de atuação", "reforçando protocolos básicos e canais de comunicação direta para uma intervenção mais rápida e eficiente".
"A recriação de uma situação de emergência real permitirá, por um lado, enfatizar a conduta correta e, por outro, agilizar o processo de tomada de decisões", informa a CIM do Alto Minho, cujo presidente, Manoel Batista, defende que "o incremento da cooperação entre os serviços de emergência de ambos os países é uma prioridade para garantir a segurança e a proteção das pessoas, assim como para fortalecer a resposta conjunta em possíveis situações reais, especialmente em áreas sensíveis, onde a ação rápida e a colaboração são fundamentais".