Um simulacro testou, esta sexta-feira, a resposta a casos cada vez mais frequentes de cheias súbitas do rio Cávado, em Braga, com as descargas da Barragem da Caniçada, no Gerês.
Corpo do artigo
A Praia Fluvial da Ponte do Bico, em Palmeira, Braga, foi o palco para colocar à prova a capacidade das duas corporações de bombeiros do concelho de Braga e da Proteção Civil de Braga, tendo os Bombeiros Voluntários de Amares como observadores.
No guião executado foram "surpreendidos" quatro homens, dois na Praia Fluvial da ponte do Bico, em Palmeira, e outros dois a jusante da Central Elevatória do Cávado, da Empresa Municipal AGERE, já mais próximos das águas bravas.
Um primeiro "náufrago" só à terceira tentativa foi "resgatado" a nado, enquanto o segundo foi retirado através de um bote salva-vidas a remos (sem motor).
Pela zona contígua da Central Elevatória do Cávado e da Praia Fluvial da Ponte do Bico, numa área mais abrangente, de Entre Pontes, passam os rios Cávado e Homem, unem Braga, Amares e Vila Verde, uma zona sempre com muitos banhistas.
Por isso mesmo, foi esse o cenário gizado pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga que, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Braga, realizou o simulacro, baseado em factos reais, já que em 2024 houve dois casos naquele curso do rio Cávado de pessoas que ficaram isoladas pela subida do nível das águas bravas. Tendo sido resgatadas com sucesso.
Este ano, devido às intensas chuvadas, é muito provável que haja várias e significativas descargas no rio Cávado, a montante, provenientes da Caniçada. Apesar de no ano de 2024 terem sido salvos todos os intervenientes nas duas situações de risco de afogamento, os bombeiros bracarenses querem estar mais preparados.
Nos últimos tempos, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga tem vindo a investir na formação inicial e contínua dos seus operacionais como mergulhadores.
A zona escolhida para o simulacro desta sexta-feira é uma espécie de epicentro, de "quatro caminhos" fluviais, com Adaúfe e Palmeira (Braga) na margem esquerda e Lago (Amares) e Soutelo (Vila Verde) na margem direita, prolongando-se do lado de Braga a jusante por São Paio de Merelim e do lado de Vila Verde por Prado e Cabanelas, zona sempre com muitos veraneantes.
A montante da Ponte do Bico, onde decorreu este simulacro, também já têm sucedido casos idênticos de pessoas sozinhas, de casais ou de grupos que com frequência ficam isolados, nas partes mais altas das margens, como os rochedos, o que se verifica ultimamente na Praia de Verim (Póvoa de Lanhoso), na Praia do Cavadinho (Crespos, Braga) e na Praia de Ancede (Amares).