A maioria dos monumentos do concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, estão encerrados ao público esta quarta-feira, devido “às condições meteorológicas adversas” e ao “elevado risco de queda de árvores”, informou a Câmara Municipal.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Sintra informa que, “atendendo às condições meteorológicas adversas e ao elevado risco de queda de árvores, foram ativadas as cancelas existentes no perímetro florestal sul da Serra de Sintra e encerrados monumentos e parques existentes no perímetro florestal”.
“As condições atmosféricas que se verificam esta quarta-feira, dia 19 de março, obrigam, por razões de segurança, ao encerramento da Quinta da Regaleira, Parque e Palácio Nacional da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Parque e Palácio de Monserrate, Convento dos Capuchos, Parque da Liberdade, Quinta Nova da Assunção”, indica a nota.
Fora deste perímetro florestal, permanecem abertos o Palácio Nacional de Queluz e o Palácio Nacional de Sintra.
Ainda relativamente aos constrangimentos, a autarquia, presidida por Basílio Horta, adianta que “as cancelas permanecerão encerradas enquanto se mantiver a situação de risco” e que serão colocadas equipas “em pontos estratégicos” para “evitar a circulação de visitantes no perímetro”.
“Durante este período continuam a poder circular: veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil, residentes e pessoas que aí exerçam atividade profissional ou que prestem assistência a pessoas vulneráveis”, ressalva a autarquia.
A maioria dos monumentos vai manter-se encerrada ao público na quinta-feira.
Estrada cortada em Oeiras
Entretanto, também hoje na Área Metropolitana de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras informou que o acesso à Avenida Marginal, pelo Alto da Boa Viagem, no sentido Lisboa-Oeiras, se encontra encerrado devido à queda de uma árvore.
“Atualizaremos a situação assim que a mesma se encontre regularizada”, sublinhou a autarquia, pelas 14.40 horas.
Os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria estão desde as 6 horas e até às 21 horas sob aviso meteorológico amarelo devido à chuva forte, passando depois a laranja, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O mesmo aviso abrange Faro e Beja desde as 15 horas e até às 21 horas, hora a que passam também para laranja até às 6 horas de quinta-feira devido à passagem da depressão Martinho.
Além da chuva, a depressão vai trazer vento e ondulação forte até quinta-feira, sobretudo às regiões Centro e Sul.
