A Câmara de Sintra reabilitou mais de 120 escolas básicas e secundárias, entre os anos letivos de 2017/2018 e 2022/2023 , beneficiando 30 mil alunos. A autarquia investiu mais de 52 milhões de euros nas intervenções realizadas no edificado.
Corpo do artigo
Substituição de telhados com amianto por exemplo, cozinhas, logradouros e campos de jogos foram algumas das intervenções realizadas, avança o município.
Mais de 120 escolas do município de Sintra viram os telhados (69 241 metros quadrados de coberturas em fibrocimento) e as caixilharias serem substituídas. Foram ainda instalados sistemas fotovoltaicos, solar térmico (utilização de energia solar para aquecimento de água), aquecimento das salas a biomassa (em vez de aquecedores elétricos ou a gás) e iluminação LED. As empreitadas foram realizadas nas escolas básicas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e em escolas secundárias.
“A implementação destas medidas teve como objetivo contribuir para a melhoria do conforto térmico dos edifícios e a promoção de uma economia de baixo carbono, através da redução da fatura energética, utilização eficiente de energia e da incorporação de energias renováveis”, explica a autarquia em comunicado.