Um sismo com magnitude 3.3 na escala de Richter, com epicentro a 13 quilómetros a noroeste de Arraiolos, foi registado, ontem, quinta-feira, por volta das seis da manhã, de acordo com o Instituto de Meteorologia. O abalo não causou danos pessoais ou materiais.
Segundo a agência Lusa, a maioria dos habitantes das vilas de Arraiolos e Mora aperceberam-se do sismo, mas não houve situações de alarmismo. "Estava em casa a dormir e acordei com o barulho do sismo e senti a terra a tremer. Não dei por nada a abanar dentro de casa", disse o adjunto do comando dos bombeiros de Arraiolos, Sérgio Padeira.
Uma funcionária da corporação de bombeiros de Arraiolos sublinhou, por outro lado, que vários elementos do quartel "deram pelo barulho e sentiram" o tremor de terra, mas não foram recebidos quaisquer telefonemas de habitantes.
Já no vizinho concelho de Mora, uma funcionária dos bombeiros locais confirmou igualmente à Lusa ter sentido o sismo. "Senti e muito. Estava já acordada em casa e ouvi o barulho, mas não abanou nem tremeu nada", afirmou, explicando que já aconteceram "várias vezes" tremores de terra naquele concelho.
"Há cerca de um ano é que houve um grande, com 4.7 de intensidade na escala de Richter. Aí acordei, mas agora foi mais ligeiro e não dá para assustar. As pessoas já vão estando habituadas e, como não é nada de alarmante, a seguir a vida segue normalmente", sublinhou.
O sismo de ontem foi sentido na região de Mora com a intensidade máxima II/III na escala Mercalli.
