Um sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi sentido, esta terça-feira de madrugada, próximo de Benavente, no distrito de Santarém.
Corpo do artigo
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que o sismo, muito fraco, teve o seu epicentro a cerca de seis quilómetros a sudoeste de Benavente e foi registado às 4.17 horas nas estações da Rede Sísmica do Continente.
Este abalo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Benavente.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
A intensidade máxima II da escala de Mercalli modificada significa que o abalo foi "sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios".