Um sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter foi registado esta quinta-feira, às 10.17 horas, em Torre de Moncorvo, distrito de Bragança.
Corpo do artigo
"Confirma-se um sismo de baixa intensidade na zona, que estará relacionado com a falha da Vilariça e se fez sentir a cerca de 8 km. A zona da Vilariça, tem uma falha ativa, que apresenta alguma sismicidade. Neste caso o sismo foi quase à superfície, a uma profundidade de 4,2 km", explicou Areosa Pena, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Há relatos de populares que sentiram "um barulho e a terra tremer", explicou Milú Pontes, uma residente na vila de Torre de Moncorvo, que disse que pensou logo "que poderia ser um sismo". No entanto, também há quem não tenha dado conta de nada.
Areosa Pena considera "normal" que alguns habitantes se tenham apercebido, mas ao IPMA "praticamente não chegaram relatos".
Nos casos dos sismos com a magnitude de 2,9 "pode sentir-se, ainda que em zonas mais movimentadas como Lisboa, muitas vezes as pessoas nem se apercebem", explicou Areosa Pena.
Fonte dos Bombeiros de Torre de Moncorvo disse que na localidade se sentiu "alguma coisa", mas acrescentou que a corporação não recebeu qualquer chamada relacionada com a ocorrência.