Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi ao início da madrugada deste sábado sentido no concelho de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, sem causar danos pessoais ou materiais.
Corpo do artigo
O sismo, com um epicentro a cerca de seis quilómetros a noroeste de Santiago do Cacém e registado pouco antes da 1 hora nas estações da Rede Sísmica do Continente, "foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Évora (Évora), Alcácer do Sal, Grândola e Sines (Setúbal)", indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este abalo foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal).
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
A intensidade máxima IV (moderado) e V (forte) da escala de Mercalli modificada significa que a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos, os carros estacionados balançam, janelas e portas tremem e é sentido fora de casa.