O sismo com uma magnitude de 4,7 na escala de Richter com epicentro ao largo da Praia da Fonte da Telha levou a que escolas fossem evacuadas de forma preventiva em Almada e Seixal, dois dos concelhos onde o abalo foi sentido com maior intensidade.
Corpo do artigo
Na Costa da Caparica, a poucos quilómetros do epicentro, duas escolas do primeiro Ciclo foram evacuadas, afirma o presidente da Junta de Freguesia José Ricardo Martins.
"Houve uma evacuação preventiva em duas escolas e as crianças permanecem no recreio para prevenção de possíveis réplicas", disse o autarca, perto das 14.30 horas. Nesta freguesia, houve relatos de fissuras em varandas de prédios, mas conforme refere José Ricardo Martins, "nada de alarmante".
Várias corporações de bombeiros da Área Metropolitana de Lisboa, contactadas pelo JN, negam ocorrências relacionadas com o sismo. Perto das 14.30 horas, o IPMA informava que não existiam danos materiais ou pessoais que o sismo foi sentido com intensidade máxima no concelho de Almada e Sesimbra e com menor intensidade em concelhos limítrofes. Além disso, foi sentido com menor intensidade nalguns concelhos da região Centro ao Algarve.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) indicou que o sismo sentido na região não registou danos pessoais ou materiais até ao momento (cerca das 13.50 horas). “Não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento”, refere a ANEPC numa publicação nas redes sociais.
Também o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) dá conta de que o sistema, que se localizou a cerca de 14 quilómetros a Sudoeste de Seixal, "não causou danos pessoais ou materiais". No entanto, foi sentido com intensidade máxima nos concelhos de Sintra e de Almada. "Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Odemira, Coimbra, Leiria, Alcobaça, Albufeira, Portimão, Oeiras, Vila Franca de Xira, Lisboa, Cascais, Loures, Mafra, Amadora, Odivelas, Abrantes, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sines.
No passado dia 26 de agosto, por volta das 5.11 horas, um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter foi sentido em Portugal, Espanha, Gibraltar e Marrocos. Na altura o epicentro do sismo foi identificado a 58 quilómetros a Oeste de Sines e a 16 quilómetros de profundidade.